Scheila Fatima Giacomazzi Camargo
Para a maioria das pessoas, tirar fotos é apenas um passatempo, já que qualquer um pode fazer vários cliques por dia com um smartphone nas mãos. Mas se você tem paixão por registrar momentos inesquecíveis e é capaz de contar histórias por meio das lentes ou da tela de um celular, tem tudo para se tornar um fotógrafo de sucesso.
Capacidade de observação, curiosidade, criatividade e senso estético são algumas das qualidades de um bom fotógrafo, que tem a habilidade de transmitir sensações por meio de imagens.
Com a revolução das mídias digitais, não foram só as máquinas fotográficas que evoluíram. O mercado para esse também profissional mudou — e para melhor!
A graduação tecnológica em Fotografia da Universidade Tuiuti do Paraná tem duração de apenas dois anos e é oferecida no formato semipresencial, o que a torna uma formação atrativa não só do ponto de vista da flexibilidade como também do valor das mensalidades.
Nesta modalidade, você frequenta as aulas presenciais segundas, terças e quartas-feiras. Durante os outros dias da semana, conteúdos e atividades adicionais são enviados por meio de um ambiente online, para que você organize melhor sua agenda e estude no horário que melhor convier.
Nos encontros presenciais, você pode colocar a teoria em prática, usando equipamentos de qualidade e compartilhando ideias e conhecimentos com colegas e professores.
A infraestrutura da Tuiuti continua à sua disposição durante toda a semana para que você viva essa experiência de aprendizado de uma forma plena.
Se você almeja ser um fotógrafo profissional, não basta saber lidar com câmeras e iluminação. Por isso, a grade curricular do curso abrange também a história da fotografia, arte e cultura geral, contextualizando os diversos estilos e linguagens que podem ser utilizadas para a captação das imagens.
Fotografia publicitária, fotojornalismo, fotografia documental e fotografia editorial - moda são algumas das disciplinas específicas que você vai aprender ao longo dessa formação.
O crescimento das redes sociais expandiu muito as possibilidades de atuação para o fotógrafo. Se antigamente o seu trabalho era importante no meio jornalístico, na publicidade e no mundo da moda, nos dias de hoje, sua função não se resume a tirar fotos.
Cabe ao fotógrafo auxiliar na construção da imagem de marcas e produtos, ampliando seu alcance nas redes. Por essa razão, o fotógrafo se tornou uma peça-chave para o crescimento dos negócios.
Como profissional da área, você pode ser contratado por agências de publicidade, de moda ou no segmento editorial. Outra opção é seguir carreira como autônomo, prestando serviços de fotografia para diversas empresas e clientes.
O fascinante mundo da fotografia espera por você! Inscreva-se na graduação semipresencial em Fotografia da Universidade Tuiuti do Paraná e transforme seu hobby em uma profissão!